segunda-feira, 12 de março de 2012

Recomendações de Leitura do AL #1


Começa nesse post a coluna Recomendações de Leitura. Em cada edição dela faremos 5 indicações de livros. Em cada lista que fizermos, em geral não haverá ordem alguma a ser seguida, exceto no caso de eventualmente fazermos sugestões dentro de um gênero literário específico. Embora classifiquemos em 1°, 2° e assim por diante, isso, nesse caso, não representa uma ordenação decrescente de qualidade. Tendo explicado tudo, fiquem agora com as nossas recomendações.

1° O Xangô de Baker Street: Livro hilário escrito por Jô Soares. Quando um valioso violino, o Stradivarius, desaparece e, estranhamente, prostitutas começam a ser mortas no que parece ser um estranho padrão, o detetive inglês Sherlock Holmes, a convite da monarquia brasileira, vem ao Brasil investigar o caso. A trama é construída de forma magistral e envolvente e o desfecho é no mínimo genial.
Editora: Companhia das Letras


2° Paciente 67 (Shutter Island): Obra prima de Dennis Lehane que originou o ótimo filme Ilha do Medo (Shutter Island), do diretor Martin Scorsese. A trama começa com o desaparecimento de Rachel Solando, paciente do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, destinado a doentes mentais criminosos. O xerife Teddy Daniels é então incumbido de investigar e encontrar a paciente. À medida que Daniels investiga o hospital, os funcionários e conversa com os demais pacientes, o lugar toma um tom diferente e surge em sua mente o forte pressentimento de que algo está errado.
Editora: Companhia das Letras

3° Anjos e Demônios (Angels & Demons): Romance policial escrito por Dan Brown, esse livro marca a primeira aventura do professor de simbologia, Robert Langdon. E, em minha opinião, esse é o melhor livro escrito por Brown; melhor inclusive que o Código Da Vinci, seu romance mais famoso. Na trama, Langdon é chamado ao Cern para ajudá-los a entender o assassinato de um físico e, principalmente, a descobrir a localização de um artefato roubado que, nas mãos erradas, pode ser a arma mais poderosa já vista. O interessante é que uma organização, acreditada extinta, os Illuminati, assume a responsabilidade do assassinato, do roubo e afirmam que a Cidade do Vaticano será apagada do mapa. Começa então uma corrida contra o tempo (que é curto) para evitar que isso aconteça.
Editora: Sextante


4° O Hobbit (The Hobbit): Prelúdio de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. Se você já leu a saga do anel, sabe que não é umas das leituras mais fáceis e empolgantes, mas saiba também que com o O Hobbit a coisa é bastante diferente. Não existe nada de rebuscado na escrita e tudo flui muito bem. Acompanhamos a trajetória de Bilbo Bolseiro, junto com Gandalf e os anões Thorin, Dwalin, Balin, Bombur, Bofur, Bifur, Nori, Ori, Dori, Oin, Gloin, Fili e Kili. Não há motivo para preocupação, pois vocês não terão que decorar o nome de todos os anões para conseguir acompanhar o andamento da história. Os anões, chefiados por Thorin e contando com a ajuda do mago Gandalf e do atrapalhado Bolseiro rumarão em busca do seu tesouro roubado, que é guardado pelo temido dragão Smaug.
Editora: WMF
5° Artemis Fowl - O Menino Prodígio do Crime: Primeiro livro da série criada por Eoin Colfer. É um livro bem gostoso de ler, no qual o protagonista é um mal-humorado garoto de 12 anos. Mas não é um menino qualquer, claro, mas sim um gênio do crime, interessado no ouro das fadas. Na história existe todo um mundo composto por fadas, mas que é oculto dos demais humanos. Eu sei que lembra Harry Potter, mas adianto que as semelhanças acabam aqui. As propostas são totalmente diferentes. É indicado para qualquer faixa etária.
Editora: Record



Se você já leu algum desses livros, deixe seu comentário dizendo o que achou. Se ainda não leu nenhum, deixe um comentário também, seja para tirar dúvidas ou para compartilhar suas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...